Para aumentar a representatividade na política é preciso se “Aquilombar” nos partidos


O número de candidaturas negras no Brasil está aumentando, para se ter uma ideia, em 2018, as candidaturas de pretos e pardos segundo dados do TSE somam um total de 46,56%, em 2014, a soma foi de 44,26%.

Podemos considerar esse número muito bom, supondo que 54% da população brasileira seja formada por esse grupo.

O problema sempre foi a competitividade, os partidos até dão espaço, mas quando se trata de “compartilhe o bolo”, a divisão é sempre desigual e isso impacta diretamente no número de candidaturas negras que conseguem se eleger e consequentemente impacta também na falta de políticas públicas voltadas para a população negra no Brasil, mesmo nos chamados partidos progressistas, ou Esquerdas, das quais, em tese, são as que estão mais comprometidas com a agenda da diversidade, mas na prática não são tão diferentes daquelas que se autodenominam Direita, ou Conservadora, quando se trata de candidaturas negras.

Para virar esse jogo, além de continuar colocando nossos nomes para participar do processo eleitoral e construir projetos candidatos com compromisso com o movimento negro, precisamos também começar a ocupar espaços decisórios dentro das estruturas partidárias, que é, dentro dos diretórios do partido. , porque é neles que se decidem muitas coisas importantes para o sucesso de uma candidatura, como a distribuição de verbas, por exemplo, e é nesses espaços também que começa a segregação política racial.

Não existe democracia plena, sem diversidade e os partidos são estruturas importantes do nosso processo democrático, precisamos nos estabelecer neles também.

Dree Oliveira

O jovem Adriano popular nas redes sociais como dre participa e desenvolve projetos sociais e políticos em sua região desde 2018, mas foi em 2020 quando sabotou os candidatos a vereadores e a prefeito de sua cidade que se destacou, inclusive sendo reconhecido pela Câmara Municipal.

Após um processo seletivo de aproximadamente 7 meses com mais de 12 mil pessoas, foi um dos 150 selecionados do Brasil para a turma 2021/2022 da RENOVABR, dando assim um importante passo para aprimorar ainda mais sua formação empreendedora e política.

Sempre aposto na educação para me fazer mudar de vida” diz Adriano que pretende focar seu trabalho sendo eleito, nas seguintes bandeiras:

  • Defesa do SUS;
  • Geração de Emprego;
  • Prevenção da Violência;
  • Educação;

Comprometida com a busca de uma renovação na política, Adriano (pré-candidato a deputado estadual pelo PSB em São Paulo) entende que precisamos criar novas oportunidades e estar abertos às mais diversas ideias, para que possamos ter um futuro como sonhamos para nossas famílias. Segundo dreOs brasileiros precisam se sentir verdadeiramente representados na classe política hoje.

Saiba mais sobre o trabalho de Dree Oliveira em suas redes sociais.

Comentários Facebook